fbpx

Simone Tebet anuncia apoio a Lula às 16h; MDB libera integrantes

Início » Simone Tebet anuncia apoio a Lula às 16h; MDB libera integrantes

Ex-presidenciável do MDB, a senadora Simone Tebet (MS) anunciará apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) às 16h desta quarta-feira (05), em São Paulo. Simone e Lula reuniram-se antes do anúncio formal em um almoço no apartamento da ex-senadora e secretária municipal Marta Suplicy.

Simone marcou um evento para declarar seu apoio a Lula em um hotel de São Paulo. O vice de Lula, Geraldo Alckmin (PSD) se encontrou com a senadora nessa terça. No início da tarde de hoje, a assessoria de Tebet divulgou foto em que ela entrega a Alckmin seu plano de governo.

No início da tarde, Lula e Alckmin se reunirão com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, em São Paulo. O PDT declarou ontem apoio ao petista e o ex-presidenciável da sigla, Ciro Gomes, disse que seguirá a decisão do partido. Na sequência, o petista receberá governadores e senadores eleitos de diferentes partidos, para traçar a estratégia por busca de votos nos Estados, em outro hotel de São Paulo.

Nesta quarta-feira, o MDB oficializou a decisão de liberar seus integrantes a se posicionar como bem entenderem no segundo turno da eleição presidencial, disputado entre Lula e Jair Bolsonaro (PL).

Com isso, cumpre-se o rito que Simone Tebet, terceira colocada na disputa, tinha pedido para então declarar seu voto em Lula – ela só queria se manifestar depois dos partidos que fizeram parte de sua aliança. O Cidadania deliberou apoio ao candidato do PT e o PSDB ficará neutro, permitindo que seus filiados apoiem quem quiserem, tal qual o MDB.

Na nota, o MDB deixa claro que cobrará do vencedor “o respeito ao voto popular, ao processo eleitoral como um todo e, sobretudo, a defesa intransigente da Constituição de 1988 e do Estado Democrático de Direito” – valores por várias vezes questionados por Bolsonaro. “O MDB é o maior e mais democrático partido do país, o único com presença em quase todos os municípios. Tem convicções claras a favor da Liberdade, da Democracia e da Soberania do povo brasileiro, exercida por meio do voto direto”.

A mensagem faz elogios à campanha de Tebet, que na visão do partido “se consolidou como uma liderança nacional”. “Nesta eleição geral, apresentamos um projeto independente e equilibrado, fora da polarização, brilhantemente liderado por nossa candidata Simone Tebet. Não há a menor dúvida de que ela se consolidou como uma liderança nacional”.

Ressalta ainda a melhora do desempenho do MDB em relação a 2018. O partido terá 42 deputados (eram 37, sendo 34 eleitos em 2018) e 10 senadores – o partido perderá o posto de maior bancada da Casa para o PL, que somará 13 cadeiras. “Nos Estados, reelegemos os governadores do Pará e do Distrito Federal, em primeiro turno. E vamos disputar o segundo turno no Amazonas e em Alagoas. Aumentamos nossa bancada na Câmara e mantivemos uma grande bancada no Senado”.

E conclui sublinhando que várias lideranças do MDB participaram do processo de decisão de liberação dos filiados. “Nas últimas 48 horas, dirigentes, congressistas, governadores e prefeitos externaram sua posição em relação à disputa nacional em segundo turno. Por ampla maioria, o MDB decidiu dar liberdade para que cada um se manifeste conforme sua consciência”.

Fonte: Valor Econômico

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.