A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) assinaram, nesta sexta-feira (06.10), um termo de fomento no valor de R$ 5,5 milhões para investimento na qualificação de 4 mil empreendedores em 53 municípios e em duas grandes campanhas de vendas no comércio no fim de ano, a Black Friday e o Natal.
O objetivo é fomentar o empreendedorismo por meio de programa social de desenvolvimento de educação comunitária, preparando as pessoas para o mercado de trabalho formal e empreendedor e ações comerciais que estimulem o consumo, evitando a migração para centros empresariais fora de Mato Grosso, fazendo com que o dinheiro circule dentro do próprio Estado.
Conforme o secretário adjunto de Indústria, Comércio e Empreendedorismo da Sedec, Paulo dos Santos Leite, podem participar da qualificação qualquer empreendedor, não necessariamente aquele que já possui um negócio.
“É também para aquela pessoa que pretende ser um empreendedor, ou aquele que está na informalidade e, a partir dessa capacitação, nós vamos conseguir colocá-lo dentro da formalidade. Ensinar a fazer um planejamento, plano de ação, ter uma marca, ter um direcionamento”, explicou.
Com os recursos do Termo de Fomento também será possível estimular o consumo com sorteio de carros, motos, caminhões de prêmios para atrair o consumidor para as compras na Black Friday, em novembro quanto no Natal, em dezembro.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, também destacou a importância da parceria firmada para promover a geração de emprego e renda.
“O Governo do Estado de Mato Grosso firmou esse convênio, autorizado pelo governador Mauro Mendes, para fazer a campanha do Natal de 2023, a Black Friday, e vamos capacitar 4 mil pequenos empreendedores em vários municípios para que as pessoas tenham oportunidade de desenvolver a sua vocação de empreendedor”.
O presidente da FCDL, David Pintor, explicou que as pessoas interessadas devem procurar a CDL mais próxima para se inscrever na qualificação. Ele acredita que por meio da parceria da Sedec, esta será uma das maiores ações de vendas do ano.
“Será umas das maiores campanhas que nós já tivemos no Estado de Mato Grosso, promovido pelas nossas entidades. São mais de 50 CDLs dentro do Estado, contamos com uma estimativa de participação de mais de 5 mil empresas, já que os números vêm crescendo, desde as últimas campanhas”.
O deputado estadual Carlos Avallone também esteve presente na assinatura do Termo de Fomento, bem como adjuntos e servidores da Sedec e CDL.
Leave a Reply