Minutos após o senador Davi Alcolumbre (União-AP) ser reeleito presidente do Senado Federal, o presidente Lula ligou o parlamentar para parabeniza-lo pelo resultado.
Segundo auxiliares do chefe do Palácio do Planalto, a ligação foi intermediada pelo líder do governo no Congresso Nacional, Randolfe Rodrigues (PT-AP).
O presidente Lula também emitiu nota parabenizando o senador. Em nota oficial, Lula afirmou que “um país cresce quando as instituições trabalham em harmonia” e disse que pretende atuar em conjunto com o Congresso Nacional.
“Parabéns ao senador Davi Alcolumbre pelo novo mandato na Presidência do Senado e do Congresso Nacional. Caminharemos juntos na defesa da democracia e na construção de um Brasil mais desenvolvido e menos desigual, com oportunidades para todo o povo brasileiro”, declarou o presidente.
Alcolumbre foi eleito com 73 votos dos 81 senadores que compõem a Casa. O resultado, no entanto, não é um recorde, porque Mauro Benevides (MDB) e José Sarney (MDB) tiveram 76 votos cada em 1991 e 2003, respectivamente.
Ele volta ao cargo depois de ocupá-lo por um mandato entre 2019 e 2021. Alcolumbre elegeu como sucessor o aliado político Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que exerceu dois mandatos, entre 2021 e 2025.
Leave a Reply