fbpx

Marketing eleitoral – A jornada do herói

Início » Marketing eleitoral – A jornada do herói

Duvido que você não tenha um herói ou uma heroína favorita. Seja nos quadrinhos ou seja na história. Pois é, esse é o desafio do marketing eleitoral. Tornar você, candidato, o herói dos eleitores. Mas para que você isso aconteça, você precisa aprender a contar sua história. Contar histórias é um dom que todos os seres humanos possuem. Para Jon Westenberg “Contar histórias é a melhor tecnologia que os humanos já criaram.”

Contamos histórias em apresentações de trabalho, conversas em mesas de bar, as postagens nas mídias sociais e até mesmo em piadas. Em relação ao marketing eleitoral, as pessoas têm buscado cada vez mais consumir não só a imagem externa, mas também ideologias e experiências de um candidato. A sensação de pertencimento e a busca por conexão emocional é o que motiva o eleitor a votar.

Uma coisa que você precisa ter em mente é que toda grande história é universal e fala sobre situações e sentimentos comuns a qualquer um de nós.
O que estamos tentando fazer, quando contamos uma história, é escrever sobre um momento na nossa vida que nos fez sentir de algo específico capaz de poder mudar a realidade. E contar uma história, é fazer com que o público tenha esse mesmo sentimento, ao ler.

Quer ver, eu posso te provar! Sabe o filme Procurando Nemo? A sensação de crescer, se aventurar e, em algum momento, se sentir perdido, deslocado e pequeno frente aos problemas da vida é um misto de emoções que Nemo, um dos peixinhos mais famosos dos desenhos, experimenta. Algo que todos já viveram ou viverão em algum momento de suas vidas.

Sabe outro exemplo que foi sucesso no cinema: Velozes e Furiosos, uma franquia de ação que você pode pensar que os efeitos e toda agitação é o tema central do enredo, correto? Pois é, mas o que você não sabe é que foi envolvido quando começaram a contar a história e com o passar dos filmes da franquia, você passa a perceber que família é o mais importante.

Eu provo!

Ao longo dos filmes, pudemos ver que a ideia de família vai se consolidando. Não importa quais são os membros e em que lugar do
mundo estão, uma família permanece unida sempre. E não é só isso não, o filme ainda traz temas como liderança, porque quem viu pelo menos um filme sabe que o protagonista, Dominic Toretto, sabe o que é ser bem sucedido, o cara é respeitado até pelos próprios inimigos, e é exemplo de líder no grupo.

E para você, que não é político e chegou até aqui, o que eu quero te mostrar? Que ao contrário do que todo mundo pensa, aquele político amado por todo mundo, não fez nada demais para te conquistar, ele apenas soube contar a história dele com sucesso.
Porém você sabia que pra ajudar, a contar uma história para o eleitor, a gente pode contar com um roteiro que chamamos de: Jornada do Herói/Heroína. Mas isso eu só te conto depois…

Viviane Aschar Publicitária graduada em Comunicação Social pela UFTM

Especialista em Marketing Eleitoral e Marketing de Serviços

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.