fbpx

Abílio apresenta projeto que visa proibir pesquisas em períodos eleitorais

Início » Abílio apresenta projeto que visa proibir pesquisas em períodos eleitorais

O deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Cuiabá nas eleições de 2024, Abílio Brunini (PL), apresentou na Câmara dos Deputados, em Brasília, um projeto de lei que proíbe a divulgação de pesquisas eleitorais durante o período de campanha em veículos de comunicação. O bolsonarista, que não lidera as amostragens feitas em relação a corrida ao Palácio Alencastro no próximo ano, tenta assim censurar as prévias à população.

De acordo com Abílio, em sua proposta, a intenção seria dar chances similares aos candidatos e focar a campanha eleitoral em debates, não permitindo a influência dos números apresentados em pesquisas aos eleitores. O bolsonarista aponta ainda que alguns postulantes a cargos públicos, em eleições, também focam os ataques aos primeiros colocados, sem proposituras.

Ainda segundo o parlamentar, as pesquisas eleitorais, quando são conduzidas de forma ética e transparente, podem fornecer informações valiosas sobre as preferencias do eleitorado, mas que é necessária a aplicação de mecanismos que possam garantir a integridade do processo eleitoral e a igualdade de oportunidades.

No entanto, o bolsonarista ressalta que a divulgação das pesquisas pode influenciar os votos e distorcer a ‘dinâmica democrática’. O projeto prevê sanções como multa e suspensão do veículo de comunicação, em uma espécie de censura.

“A proibição da divulgação de pesquisas eleitorais por veículos de imprensa durante o período eleitoral visa preservar a imparcialidade e a equidade entre os candidatos. Ao evitar a exposição excessiva de pesquisas eleitorais, buscamos evitar que a opinião pública seja influenciada de maneira desproporcional, o que poderia comprometer a lisura do pleito e prejudicar a participação ativa e consciente dos eleitores”, diz o texto.

Leave a Reply

Your email address will not be published.