Morreu no final da noite de quinta-feira (4) o ex-deputado estadual Pedro Inácio Wiegert, o ‘Pedro Satélite’, aos 68 anos. Ele lutava contra um câncer no pâncreas e estava internado no Hospital São Mateus em Cuiabá. Ele deixa esposa e quatro filhos. Seu corpo será velado no Foyer do Tetro Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a partir das 8:30h.
O ex-parlamentar entrou para a vida pública em 1986, como prefeito de Guarantã do Norte e em 1990, disputou a eleição para deputado estadual, tendo ficado como suplente. Quatro anos depois, acabou se elegendo para o cargo sendo reconduzido à cadeira por mais duas vezes: 1998 e 2002. Em 2006 e em 2010, voltou a suplência, mas assumiu o mandato. Em 2014, Satélite foi novamente eleito pelo Partido Social Democrático (PSD).
Casado e pai de quatro filhos, Pedro Inácio Wiegert nasceu em Dionísio Cerqueira (SC), e chegou em Mato Grosso, em 1978, onde expandiu os negócios como empresário do ramo de transporte de passageiros. A empresa Transportes Satélite, da qual era sócio, foi uma das primeiras a atuar no norte do Estado, realizando o transporte de migrantes do Sul do país para colonizar o norte do Estado. Daí o nome como era conhecido, Pedro Satélite.
Pedro Satélite foi alvo da Operação Rota Final, que apura uma organização criminosa formada por empresários para fraudar o processo licitatório de concessão do transporte intermunicipal de Mato Grosso. Ele também era suspeito de ter recebido o suposto ‘mensalinho’ que era pago aos deputados estaduais pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, conforme depoimento do ex-presidente da Casa, José Geraldo Riva.
O Governo do Estado e a Prefeitura de Cuiabá publicaram notas, lamentando a morte do ex-deputado.
“É com pesar que eu e minha esposa Virginia recebemos essa notícia. Pedro Satélite deixou sua história no legislativo e é lembrado por seus colegas com muito respeito. Desejamos que Deus dê forças para família e amigos nesse momento de luto”, destacou o governador Mauro Mendes.
“Perdemos uma figura política muito importante para o estado e um pioneiro no ramo de transportes em Mato Grosso, um homem que lutou dia e noite para melhorar a infraestrutura do estado, alguém que com certeza deixará saudades em nossos corações”, afirmou o prefeito Emanuel Pinheiro.
O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, também expressou pesar pelo falecimento do ex-deputado. “Meus sentimentos aos familiares e amigos do ex-deputado Pedro Satélite. Que Deus conforte o coração de todos nesse momento de dor”, disse.
Leave a Reply