fbpx

Pivetta recebe empresa italiana com solução inovadora para gestão de resíduos sólidos em Mato Grosso

Início » Pivetta recebe empresa italiana com solução inovadora para gestão de resíduos sólidos em Mato Grosso

Na manhã desta quarta-feira (12), o vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, recebeu em seu gabinete o deputado estadual Gilberto Cattani, Presidente da Comissão de Relações Internacionais e Desenvolvimento na Assembléia Legislativa, e integrantes de uma empresa italiana que desenvolveu uma máquina capaz de gerar bioenergia de baixo custo a partir de resíduos urbanos, o que poderá ajudar os municípios mato-grossenses a resolver problemas com os lixões.

Os prefeitos de cidades pequenas enfrentam um drama para tratar do lixo, especialmente no que tange a falta de orçamento. Vale lembrar que o Marco do Saneamento Básico obriga os municípios a darem uma destinação correta aos resíduos sólidos até o final de 2024, o que aumenta ainda mais a preocupação dos gestores.

Pivetta entrou em contato com o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, para marcar uma reunião com a comitiva e apresentar a solução para o segundo maior município do Estado, com o intenção de construir um projeto piloto.

“Acredito na inovação e tecnologia para que o Estado possa resolver problemas estruturantes da sociedade. A gestão de resíduos sólidos é um grande problema do Brasil e do mundo que precisa ser olhado e tratado com seriedade e urgência”, afirmou Pivetta.

O objetivo inicial é conhecer a operação e executar um projeto piloto para então, apresentar um projeto macro para a avaliação do Governador Mauro Mendes. A expectativa é que além de resolver um grave problema dos municípios, a solução colocaria Mato Grosso na vanguarda nacional no que diz respeito à gestão de resíduos sólidos, sendo um exemplo a ser seguido.

Leave a Reply

Your email address will not be published.