fbpx

A ideia do perdão não é nova e remete a tempos muito antigos, anteriores aos primeiros registros bíblicos, por exemplo. No entanto, continua sendo um dos maiores desafios da humanidade, é o que afirma o psicólogo e palestrante espírita Rossandro Klinjey, que proferiu a palestra de abertura do 7º Congresso Espírita de Mato Grosso, na noite da última quinta (30/05).

Luiza Leontina, presidente da Federação Espírita de Mato Grosso (Feemt), abriu o evento falando sobre o tema que norteará as palestras ao longo do congresso: “Pelos Caminhos de Jesus”.

“Queremos agradecer a presença de todos os corações amigos que vieram aqui hoje, aos nossos palestrantes que se disponibilizaram a conduzir nossas reflexões. Nosso tema desse 7º Congresso nos remete a fazer uma pequena viagem há mais de 2 mil anos, naquele momento em que Jesus esteve conosco. A maioria do seu colégio apostólico era de homens simples, quase analfabetos, Simão Pedro, João, Tiago. Mas eles ouviam as lições de Jesus em sua alma”, lembrou a presidente da Feemt.

Em sua palestra, Rossandro Klinjey discorreu sobre o Perdão como libertação interior. O psicólogo contou algumas experiências que teve em sua atividade profissional que mostraram o impacto que a prática do perdão teve em todas as áreas da vida das pessoas.

“Nós nem sempre vemos a relação entre os fatos ou as posturas que temos diante da vida. É costume separarmos trabalho, vivência na doutrina espírita, estudo, família, mas nós somos uma coisa só, tudo isso faz parte da gente. Por isso, aprender a deixar o passado para trás e reconfigurá-lo impacta em tudo que fazemos e sentimos no presente”.

Ele ainda lembra que “não temos como mudar o que passou, mas conseguimos ter outro olhar, reconfigurar nossas memórias. O perdão nos liberta, mas é preciso paciência e compreensão para lidar com as mudanças. Afinal, quando temos hábitos antigos, precisamos de um tempo dedicado ao novo movimento que vamos fazer”, pontuou.

Antes da palestra os participantes puderam assistir a uma apresentação artística do Grupo Iluminar, de Rondonópolis, que trouxe uma encenação permeada por músicas de diversos artistas como Marisa Monte e Alceu Valença e abordou algumas lições de Jesus na visão espírita.

A noite foi encerrada com por Raul Teixeira, palestrante espírita, que aproveitou para reforçar que seguir os caminhos de Jesus é escolher pelo “jugo suave”.

O evento segue até domingo (02/06), no Hotel Fazenda Mato Grosso, e conta com programação extensa que inicia às 8h30 e segue até 19h30, apenas no último dia encerra às 12h. Os mais de 1700 participantes vêm de todas as regiões do estado e além de palestras prestigiam apresentações artísticas, feira do livro e espaços de convivência para confraternizar. Para acompanhar a programação pelo site: https://www.mtespirita.com.br/ e siga as redes sociais da Feemt.

Leave a Reply

Your email address will not be published.