fbpx

Janaína diz que MDB não quer cargo no governo para ter independência em 2026

A deputada estadual Janaína Riva (MDB) defende que o partido não ocupe mais cargos em secretarias do Governo Estadual após a exoneração traumática do secretário de Agricultura Familiar (Seaf-MT), Luiz Artur de Oliveira Ribeiro, o Luluca, em julho deste ano. Além disso, a parlamentar comentou que, caso fosse de interesse do governador Mauro Mendes (UB) chamar o presidente Carlos Bezerra para conversar, ele já teria feito.

“Já vamos adentrar os dois últimos anos de governo, de mandato, partido foi base durante todo esse tempo, apoiou as duas eleições do governador Mauro Mendes. Então, o partido não quer buscar nada, se fosse do interesse do governador ele já teria chamado o nosso presidente Bezerra para conversar e entendemos que agora não é mais necessário, acho que temos portas abertas em todas as secretarias”, disse à imprensa nesta quinta-feira (21).

Luluca é afilhado político da parlamentar e foi indicado por ela sob a chancela do MDB, no início de fevereiro deste ano para substituir a então secretária Teté Bezerra, ex-deputada federal e esposa do ex-governador Carlos Bezerra, maior cacique do partido no Estado. A demissão ocorreu em julho devido a supostas falhas na execução de emendas parlamentares.

Em setembro, a Polícia Civil deflagrou a operação Suserano para investigar um esquema envolvendo uso indevido de pelo menos R$ 28 milhões nos recursos. Questionada se o desgaste teria sido motivo para a sigla não querer comandar mais pastas, a deputada disse que ‘talvez’. “Talvez, até pela condução que foi dada, o partido não foi chamado para conversar, discutir, então o partido não quer passar por isso mais uma vez”, pontuou.

Janaína acredita que não ter secretarias no governo dá independência ao MDB para montar um projeto político para 2026 tanto para disputar o Paiaguás como o Senado. “Isso dá condições de mais independência para o partido em 2026 e é isso que estamos levando em consideração, queremos essa independência para escolher a melhor candidatura principalmente ao Governo e Senado”, enfatizou Riva, que tem pretensão de se lançar à senatória.

Riva ponderou que a vontade de não querer ocupar secretarias não é apenas dela, mas de seus colegas de partido e de Parlamento: Dr. João, Thiago Silva e Juca do Guaraná. Porém, afirmou que o partido segue sendo  base de sustentação do governo estadual, mas com mais independência.

“Na verdade não tem jeito essa discussão de permanecer eu não no Governo. Nós não tivemos essa reunião, o Bezerra não está em Mato Grosso, mas tão logo ele chegue a gente já quer se reunir e alinhar. Aqui na Assembleia todos os deputados têm um entendimento de que o partido fica na base e essa discussão sobre espaço tem que ser feita com o presidente, ele que conduz. Isso dá mais independência e nós achamos que tá bom do jeito que tá, não é do nosso interesse no momento”, afirmou. 

Leave a Reply

Your email address will not be published.