fbpx

Márcia não empolga em Cuiabá e Mendes lidera pesquisa

Início » Márcia não empolga em Cuiabá e Mendes lidera pesquisa

Mesmo com seu marido no comando da Prefeitura de Cuiabá, a candidata Márcia Pinheiro (PV) não conseguiu destaque nas intenções de votos na primeira rodada de pesquisas do Instituto Gazeta Dados realizada na Capital. O atual governador Mauro Mendes (União) desgarra na liderança com índice de 51%. Quando não são considerados os votos brancos, nulos e os indecisos o gestor sobe para 74% dos votos válidos, o que lhe garantiria uma vitória tranquila em Cuiabá.

Gazeta Dados

Gazeta Dados - Estimulada Governo  - Cuiabá

A primeira-dama por sua vez aparece com 15% das citações da pesquisa estimulada, sendo 22% dos votos válidos. O pastor Marcos Ritela (PTB) somou 2% das intenções, enquanto Moisés Franz aparece com 1%, o que seria 3% para Ritela e 1% para Franz em votos válidos. Nulo e branco somam 9% e os que não souberam ou não responderam marcaram 22% dos entrevistados.

Na modalidade espontânea Mendes somou 32%, Márcia 8%, enquanto Ritela e Franz apenas 1%. Não souberam ou não responderam representam 58% dos eleitores ouvidos.

Gazeta Dados

Gazeta Dados - Espontânea Governo - Cuiabá

Rejeição

Márcia Pinheiro lidera o índice de rejeição com 24% dos eleitores que afirmaram não votar na candidata de jeito nenhum. Mauro Mendes aparece com 14%, enquanto Ritela foi citado por 8% e o candidato do PSOL, Moises Franz aparece com 7%. 8% dos entrevistados não rejeitaram nenhum dos candidatos e 39% não souberam ou não responderam.

 

Corrida ao Senado

O índice de intenção de votos para senador em Cuiabá manteve a mesma linha da pesquisa estadual, modalidade estimulada. Wellington Fagundes (PL) aparece com 29% e Neri Geller (Progressistas) 6%. Jorge Yanai (DC), Feliciano Azuaga , Kássio Coelho (Patriota), Antônio Galvan (PTB) e José Roberto (PSOL) aparecem com 1% cada. 60% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

Quanto à rejeição aos candidatos ao Senado, Fagundes aparece com 8% Geller 7%. Kássio Coelho com 3% e Galvan aparece com 2% de rejeição. Yanai, José Roberto e Azuaga foram rejeitados por 1% dos entrevistados. 31% não rejeitaram nenhum dos candidatos e 46% não souberam e não quiseram responder.

Gazeta Dados

Gazeta Dados - Estimulada Senado - Cuiabá

Repercussão
No percentual estadual, a diferença das intenções de votos dos dois primeiros colocados é apenas 1% se comparada com a pesquisa de Cuiabá. Fagundes aparece com 28% e Geller 7%. Wellington, que busca a reeleição, afirma que o resultado reflete o apoio das ruas. Neri, por sua vez, afirma que sua campanha vai começar a crescer agora, caso sua candidatura seja deferida. A maioria dos outros candidatos acreditam que o resultado não condiz com o “sentimento” passado pelos eleitores que tem visitado.

“Fui eleito vereador e não apareci em nenhuma pesquisa”, disse Kássio Coelho. Galvan em publicações afirmou ‘esqueçam as pesquisas, aqui quem manda é o povo!’ e Yanai diz que sua campanha não se baseia nas avaliações feitas pelos institutos e sim por seus eleitores, “minha campanha é na rua” acrescentou. José Roberto não atendeu às ligações.

A pesquisa do Instituto Gazeta Dados percorreu 170 bairros de Cuiabá e falou presencialmente com 400 pessoas entre os dias 26 e 28 de agosto. A metodologia de pesquisa é Survey, com realização de entrevistas utilizando questionário estruturado junto a uma amostra representativa populacional do Estado de Mato Grosso.

A pesquisa usa amostra por quotas, proporcionais às características socioeconômicas da população em região, sexo, escolaridade, idade, e renda familiar, tendo como base os dados coletados pelo Censo 2010 (IBGE) PNAD 2021 e TRE-MT 2022. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. Isto é, se fossem realizadas 100 pesquisas em 95 delas os resultados estariam iguais a estes, dentro da margem de erro estipulada. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o nº MT-04639/2022.

Fonte: Gazeta Digital

Leave a Reply

Your email address will not be published.