fbpx

Abílio anuncia mais dois nomes para seu secretariado na Prefeitura de Cuiabá

O ex-secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano José Afonso Botura Portocarrero será futuro secretário do prefeito eleito Abilio Brunini (PL). O liberal revelou que o arquiteto atuará no planejamento urbano e terá como adjunto o professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Valdinir Paizza Topanotti. “Esses são alguns nomes. Estou em conversa com eles.

Portocarrero participou como coordenador de planejamento urbano no meu plano de governo e vai ser meu secretário. Quero colocar pessoas técnicas, mas que tenham desenvoltura política”, contou. Portocarrero foi secretário municipal de 1993 a 1996, professor aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso, doutor pela Universidade de São Paulo. É autor do projeto premiado no Breeam Awards, em Londres, como melhor edifício sustentável nas Américas em 2018, pelo prédio do Centro Sebrae de Sustentabilidade de Cuiabá.

Conhecido no meio político, é filho do ex -presidente do Banco do Estado de Mato Grosso (Bemat) e presidente da Loteria do Estado de Mato Grosso (Lemat) e da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso (Codemat), José Afonso Portocarrero, falecido em 2021. Professor Piazza, como é conhecido, é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (1986) e doutor em Urbanismo pela UFRJ.

Desenvolveu trabalhos para a Prefeitura de Cuiabá de 1986 a 2003, incluindo o Plano Diretor de 1992, a Lei de Uso e Ocupação do Solo, Parcelamento do Solo, Gerenciamento Urbano e Regularização Fundiária. É professor efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) desde 2003.

“Quero fazer algumas mudanças nas secretarias, algo que estou planejando. E esses são nomes que estarão na minha equipe. Eles têm técnica e traquejo político, o que é necessário para o cargo”, pontuou. Também foi confirmado pelo prefeito a médica Lúcia Helena Barbosa Sampaio como secretária de Saúde. “Eram nomes que eu já tinha certeza de que participariam do meu governo”, afirmou.

Além desses nomes, o economista e ex-diretor Regional na Instituto Euvaldo Lodi -IEL-MT e ex-conselheiro da Federação da Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt). Nivaldo Almeida Carvalho Júnior, também vai participar do governo. Ele também contribuiu com o plano de governo do bolsonarista.

Leave a Reply

Your email address will not be published.