fbpx

O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), anunciou mais uma mudança em seu staff na tarde desta sexta-feira (15). Desta vez, ele promoveu uma “dança das cadeiras”, transferindo a arquiteta e urbanista Lise Bokkorni, que era superintendente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), para o comando da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Smadess).

Já José Afonso Botura Portocarrero, que estava à frente da Smadess, foi realocado para o IPDU. A intenção do chefe do Alencastro é desmembrar a Smades, mas compartilhar a mesma estrutura financeira e jurídica para ajudar na economia de despesas.

“O IPDU faz parte da estrutura da Secretaria. O que estamos fazendo? Separando a Secretaria de Meio Ambiente do IPDU. Assim, teremos o IPDU com um secretário e a Secretaria com outro secretário — serão dois titulares. A única questão é que, para ajudar na economia de despesas, haverá o compartilhamento das áreas administrativa, financeira e jurídica. É como se fossem dois círculos entrelaçados, em que a parte central, que une os dois, corresponde justamente ao administrativo, ao financeiro e ao jurídico”, explicou Abilio.

Nesse novo formato, o IPDU ficará responsável pelo planejamento da cidade: Plano Diretor, Lei de Uso e Ocupação do Solo e projetos especiais do município. Também cuidará do Morro da Luz, do Horto Florestal e do planejamento de novas vias. Já a Secretaria de Meio Ambiente ficará mais voltada à análise de projetos ambientais e urbanísticos, bem como ao acompanhamento e fiscalização desses serviços e obras.

“Os dois são extremantes competentes e têm conhecimento nas áreas. Só que eu decidi fazer uma troca e estabelecer dois secretários, claro que o IPDU é superintende, o título muda, mas é secretário. Separando as duas funções para gente ter quem planeja, quem estuda as leis com mais profundidade e outro mais focado para analises. Hoje, o José Afonso está cuidando de tudo aí fica muita demanda. Ele é um excelente arquiteto e com todo esse brilhantismo dele vai cuidar do futuro de Cuiabá, enquanto a Lise vai cuidar do dia a dia”, pontuou o prefeito.

O texto relativo à reestruturação da secretaria será enviado para apreciação da Câmara Municipal de Cuiabá. Esta é a 5ª mudança na gestão de Abílio à frente da capital.

Recentemente, o prefeito exonerou do comando da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) a vice-prefeita de Cuiabá, Vânia Rosa (Novo), após desentendimentos entre ela e alguns vereadores. Após a exoneração da vice-prefeita Brunini convocou uma reunião para orientar o secretariado a manter uma boa relação com o Parlamento cuiabano, quer seja recebendo os vereadores destacando a relação hamônica que a prefeitura te com a Câmara e avisou: “tem que aprender respeitar vereador”.

No lugar dela, assumiu provisoriamente o secretário de Governo, Ananias Filho. Segundo Abílio, a escolha por Ananias, de forma interina, foi necessária para garantir a continuidade dos serviços prestados pela pasta.

A titularidade da Semob estava vaga desde a saída da vice-prefeita. O prefeito deve anunciar, nos próximos dias, o nome do secretário efetivo de Mobilidade Urbana. Ao ser questionado sobre as mudanças, Abílio afirmou: “Algumas pessoas têm competências para outras áreas […] a gente descobre novos talentos”, disse o prefeito durante conversa com jornalistas nesta sexta-feira.

Leave a Reply

Your email address will not be published.