Candidato à Prefeitura de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) tem como uma de suas propostas o combate à corrupção no serviço público e sugeriu a implantação de câmeras de segurança para ‘vigiar’ servidores e gestores. Além disso, em rodada de entrevistas aos programas do Grupo Gazeta, nesta terça-feira (20), o bolsonarista se comparou ao presidente da Argentina, Javier Milei.
Em seu plano de governo disponibilizado na plataforma DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Abilio traz como proposta a implementação de ações de compliance e combate à corrupção para garantir a integridade dos processos administrativos. Ele também defende a utilização da Inteligência Artificial (IA) para promover transparência e gestão, permitindo maior controle e fiscalização das contas públicas.
“Sabe aquele negócio que se tivesse filmando ninguém pegava? A falta de transparência é o grande problema da corrupção. Tem que ter câmeras dentro do serviço público. Por exemplo, se vai lá na Central de Distribuição de Medicamento, as câmeras ajudam a combater a corrupção. Contratos, licitações e adesões de atas não podem ser feitos em salinhas fechadas. Tenho certeza, se tiver alguém monitorando, o que é feito no serviço público, a corrupção chega a zero”, sugeriu o candidato ao Programa Tribuna.
Vale lembrar que durante sua campanha no pleito de 2020, Brunini chegou a anunciar que, caso fosse eleito, iria exonerar milhares de servidores comissionados – aqueles que entram por meio de indicação política -, além de extinguir 11 secretarias. Cerca de quatro anos depois, Abílio declarou que foi “induzido ao erro” pela fala desastrosa e que o fato contribuiu para ele ser derrotado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) no segundo turno.
Inclusive, quando era vereador por Cuiabá, Abílio teve o mandato cassado em março de 2020 por quebra de decoro por invadir e constranger servidores públicos. Em março deste ano, pediu desculpas e pontuou que é a classe política que tem minado os recursos públicos da Prefeitura de Cuiabá.
MILEI ‘PANTANEIRO’
Também nesta terça-feira, no Programa A Notícia de Frente (Tv Vila Real), Brunini disse que caso eleito irá se inspirar no presidente da Argentina, Javier Milei, para recuperar a credibilidade, além da saúde financeira e orçamentária do município. Desde que Milei assumiu o poder, a inflação caiu de 25,5% em dezembro de 2023 para 4,6% em junho de 2024.
Essa desaceleração tem sido um dos trunfos da gestão, marcada por severos cortes de gastos. “O que ocorre é que a má gestão e corrupção prejudicam e muito a imagem da nossa cidade. Se a gente corrigir esse problema a gente colocar Cuiabá no caminho certo, tenho certeza que em seis meses de boa gestão a gente consegue resolver o problema de Cuiabá. A Argentina era muito pior do que nós e o Milei já deu o quarto superávit em pouco tempo”, exemplificou o bolsonarista.
Leave a Reply