fbpx

Botelho lidera pesquisa com folgas e registra rejeição baixíssima, segundo MT Dados

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), lidera a pesquisa realizada pelo instituto MT Dados. O parlamentar aparece com 38% na estimulada, seguido do deputado federal Abilio Brunini (PL) com 24%, enquanto Lúdio Cabral (PT) tem 13%.

O levantamento aponta ainda o deputado estadual Juca do Guaraná (MDB) com 2% e o empresário Reginaldo Teixeira (Novo) aparece em último com 1%. Os votos nulos e brancos são de 7%, enquanto 15% das pessoas não sabem ou não responderam à pesquisa.

Botelho também lidera na modalidade espontânea, que é quando não é dada nenhuma alternativa para resposta. O chefe do Legislativo aparece com 25%, enquanto Abilio tem 17% da intenção de votos e o petista é citado por 8% dos entrevistados.

Juca do Guaraná surge com 1% e Reginaldo tem 0%. O levantamento aponta ainda que 6% dos entrevistados votam branco ou nulo, enquanto 43% não sabem ou não responderam na espontânea.

A pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 31 de maio, com 1.060 entrevistas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O número de registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é MT-01200/2024.

Segundo turno

A pesquisa realizada pelo instituto MT Dados também aponta que o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (UB), venceria todos os adversários em um eventual segundo turno para a Prefeitura de Cuiabá. Além de bater o deputado federal Abílio Brunini (PL) e o deputado estadual Lúdio Cabral (PT), o chefe do parlamento estadual também aparece como o menos rejeitado pela população, de acordo com a amostragem.

No cenário de segundo turno entre Eduardo Botelho e Abílio Brunini, o presidente da ALMT levaria a melhor, com 44% das intenções de voto, segundo a pesquisa. O bolsonarista teria 26% do eleitorado, enquanto 11% dos entrevistados afirmaram que votariam branco ou nulo. Outros 19% não souberam ou não quiseram responder.

Em uma possível disputa entre o presidente da ALMT e o deputado estadual Lúdio Cabral (PT), Botelho também venceria o pleito, com 47% dos votos, contra 14% do petista. Brancos e nulos somariam 17%, enquanto outros 22% disseram não saber em quem votar, ou que não votariam em nenhum dos dois.

A pesquisa também questionou os eleitores sobre um possível embate entre Abílio Brunini e Lúdio Cabral. Neste cenário, o bolsonarista venceria o pleito, com 28% das intenções de voto, contra 22% do petista. Brancos e nulos somariam 18%, enquanto outros 32% não souberam ou não quiseram responder.

Rejeição

No quesito rejeição, Abílio Brunini registrou o maior índice, segundo a pesquisa, com 21% dos entrevistados afirmando que não votariam nele de forma alguma. O segundo ‘menos amado’, de acordo com o MT Dados, seria Lúdio Cabral, com 17% dos eleitores contrários a sua candidatura a prefeito.

Na sequência, aparece o deputado estadual Juca do Guaraná (MDB), com 14%, seguido pelo vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV), que desistiu da pré-candidatura na última semana, com 9%. Reginaldo Teixeira (Novo) registrou 9%, de acordo com a pesquisa e a lista se encerra com Eduardo Botelho, com apenas 5% de rejeição da população. Brancos e nulos somariam 6%, enquanto 22% não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 31 de maio, e ouviu 1.060 pessoas, na capital. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O número de registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é MT-01200/2024.

Leave a Reply

Your email address will not be published.