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Brasil tem estoque de diesel para menos de 20 dias e MME convoca ANP e Petrobras

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Atualmente, os importadores diminuíram o ritmo de compra no exterior devido ao congelamento do preço do diesel vendido pela Petrobras, que torna a venda do derivado pouco ou não atrativa comercialmente

 

O estoque de diesel S10, comercializado nos postos de combustíveis brasileiros, é capaz de garantir o suprimento do mercado nacional por menos de 20 dias se hoje for interrompida a produção interna do derivado e suspensa a importação. O dado consta em declaração de produtores e distribuidores de diesel apresentada à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP).

A situação de risco de desabastecimento, já assimilada pelo mercado, levou o Ministério de Minas e Energia (MME) a convocar representantes da ANP e da Petrobras para discutir formas de contornar o problema.

A reunião não foi confirmada pelo ministério, mas consta na agenda de compromissos oficiais de pelo menos três diretores do órgão regulador.

A informação indica que o encontro, por videoconferência, foi pedido pelo governo e não prevê a participação de outros agentes.

Informações apresentadas pelo setor, coletadas no último dia 20, indicam que o estoque de diesel no país era de 1,729 milhão de metros cúbicos (m³) no dia 18 deste mês. Tal volume seria capaz de atender o mercado interno por 19,6 dias, considerando a média de venda das distribuidoras em 2021.

Atualmente, os importadores diminuíram o ritmo de compra no exterior devido ao congelamento do preço do diesel vendido pela Petrobras, que torna a venda do derivado pouco ou não atrativa comercialmente.

Por outro lado, a diminuição do estoque nacional aumenta o risco de falta do produto nos postos diante da necessidade de parada para manutenção das refinarias.

Uma solução aventada pelo mercado, além de aplicar a paridade de preço internacional, é uma declaração da Petrobras sobre a expectativa de entrega de diesel por polo de suprimento até o final do ano, diz o presidente da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), Sergio Araujo.

Isso garantiria maior previsibilidade aos distribuidores e importadores que poderiam começar a programar novas compras de volumes.

 

Fonte: Valor Econômico

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