
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Percent, divulgada nesta semana, apontou que os eleitores de Cuiabá estão insatisfeitos com a Câmara de Vereadores. Entre os principais argumentos utilizados pelos entrevistados, está o de que os parlamentares recebem altos salários e auxílios para não fazer nada, sendo a Casa avaliada negativamente por 43,5% dos eleitores.
De acordo com a pesquisa, apenas 18,5% dos entrevistados avaliou a Câmara Municipal de Cuiabá como positiva, com grau de satisfação entre ótimo (4,5%) e bom (14%). Para 33,2% dos eleitores, o desempenho do parlamento é apenas regular, enquanto a maioria, formada por 43,5% dos que responderam, a avaliou negativamente, como ruim (22%) ou péssima (21,5%). Outros 4,8% não responderam.
Ao serem questionados se aprovam ou não a Câmara, os eleitores, em sua maioria, não ficaram satisfeitos com a atuação do parlamento da capital. Segundo a pesquisa, 57,5% reprovaram a forma que os vereadores da Câmara vêm conduzindo a fiscalização das ações da prefeitura de Cuiabá, enquanto 29,2% aprovam e outros 13,3% não responderam.
Entre os que aprovaram, a justificativa apresentada era de que os vereadores “estão fiscalizando todas as obras e serviços em Cuiabá” (39%), “estão mais presentes nos bairros” (33,2%), “estão aprovando as leis em benefício da população” (15,2%) e estão cobrando a Prefeitura por melhorias na cidade” (12,6%).
Já os que reprovam, justificaram que “os vereadores recebem altos salários e auxílios para não fazer nada e aumentaram as verbas de gabinete” (35,7%), “não fiscalizam a Prefeitura ou ações do prefeito” (33,2%), “estão sendo submissos ao prefeito” (25,6%) e que a Câmara continua como a “Casa dos Horrores de Cuiabá” (5,5).
O Instituto Percent Brasil entrevistou 600 eleitores de Cuiabá, entre os dias 1 e 6 de abril. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
Leave a Reply