O Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT) ratificou, nesta segunda-feira (24), a lista dos quatro integrantes do órgão ministerial que se inscreveram para a vaga de desembargador no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) relativa ao quinto constitucional. Todos os concorrentes receberam 11 votos dos integrantes do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), durante a sessão realizada nesta manhã.
A cadeira era ocupada pelo desembargador Guiomar Teodoro Borges e o favorito para substituí-lo na Corte é o ex-procurador-geral de Justiça, o promotor Deosdete Cruz Júnior, que deixou o comando do órgão ministerial recentemente. O magistrado deixaria o cargo de forma compulsória em abril, quando completaria 75 anos, mas optou por antecipar sua saída em dois meses.
Se candidataram para a vaga o ex-procurador-Geral de Justiça, Deosdete Cruz Júnior, além do procurador Marcelo Vachiano, juntamente com os promotores Milton Merquiades e Marcelo Lucindo. Com a definição dos candidatos, o Conselho optou por endossar a lista com os quatro nomes, dando 11 votos para cada um dos concorrentes.
Na sequência, os nomes serão encaminhados ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que elaborará uma lista tríplice, que será repassada ao governador Mauro Mendes (UB), que escolherá o novo desembargador da Corte. Nos bastidores, no entanto, o nome do ex-chefe do MP-MT, Deosdete Cruz Júnior, é praticamente unanimidade. O promotor é apoiado por quase todos os membros do Conselho Superior do MP, além dos desembargadores do TJMT e do governador.
Leave a Reply