fbpx

Desafios e Alternativas para Campanhas Digitais Políticas em 2024

Para evitar a disseminação de fake news e manipulação, algumas plataformas decidiram implementar proibições temporárias ou restrições rigorosas para anúncios políticos

O cenário das campanhas políticas digitais em 2024 está mais desafiador do que nunca. Com várias plataformas restringindo ou proibindo anúncios políticos, os candidatos precisam adaptar suas estratégias para alcançar e engajar eleitores. Neste texto, irei abordar algumas dessas restrições e alternativas, incluindo o foco em conteúdo orgânico, vídeos no YouTube, Landing Pages, Wikipedia e campanhas por meio de SMS.

RESTRIÇÕES

Neste ano, algumas das principais plataformas sociais decidiram implementar proibições temporárias ou restrições rigorosas para anúncios políticos, visando evitar desinformação e manipulação eleitoral. 

Entre as redes que anunciaram restrições estão:

Facebook e Instagram: Ambos estão limitando a veiculação de anúncios políticos, permitindo apenas anúncios que passam por uma rigorosa verificação e etiquetagem.

Twitter: Segue com a política de proibição total de anúncios políticos, implementada desde 2019.

TikTok: Proíbe todos os anúncios políticos, focando em manter a plataforma livre de discussões políticas pagas.

Google: Proibiu completamente a partir do dia 1º de maio anúncios políticos em todas suas plataformas, incluindo, é claro, o Youtube.

ALTERNATIVAS

Com as limitações no tráfego pago, o conteúdo orgânico se torna uma ferramenta essencial, seja para aumentar o alcance da mensagem ou para aumentar o capital social digital do candidato. A criação e distribuição de conteúdo relevante e envolvente pode gerar engajamento natural e ampliar o alcance da campanha de forma mais autêntica. Algumas estratégias eficazes incluem:

Blogging e Artigos: Escrever artigos informativos e análises sobre questões locais e políticas pode atrair eleitores interessados e aumentar a visibilidade da campanha nos resultados de busca. É importante lembrar que o objetivo QUASE SEMPRE, deve ser o de aumentar o capital social digital, dessa forma se torna necessário a utilização de CTA’s (Formulários de captura de dados ou mesmo botões diretos para conversão em mensageiros como o WhatsApp e Telegram).

Redes Sociais: Postagens regulares, infográficos, e stories podem manter a audiência informada e engajada sem a necessidade de anúncios pagos.

Outro ponto relevante é a utilização de canais no Instagram, grupos no Facebook e mensageria para aumentar o alcance e engajamento nestes canais.

Aqui cabe uma intervenção importante, o tráfego pago tem uma grande vantagem em relação a alcance e principalmente em nichar o conteúdo de acordo com os interesses do candidato, quando falo “sem a necessidade de anúncios pagos” é para sugerir que “apesar de limitações de plataformas” é possível criar engajamento com uma estrutura bem pensada de conteúdo orgânico. 

Outro fator importante é que o META, naturalmente reduz o alcance orgânico dos candidatos, na prática, isso quer dizer que assim que o período eleitoral começar o TSE informa o perfil dos candidatos e as redes passam a não INDICAR O PERFIL da mesma forma e com isso o alcance acaba sendo reduzido.

Vídeos no YouTube: O YouTube continua sendo uma plataforma poderosa para a comunicação política e é subestimada na maior parte do planejamento de um candidato e mesmo em mandatos políticos. 

01 Indexar Conteúdo: Vídeos bem otimizados podem aparecer nos resultados de busca do Google, aumentando a visibilidade da campanha, lembre-se, o Youtube é o segundo maior dispositivo de buscas disponível na web.
02 Explicar Propostas: Criar vídeos que expliquem as propostas de forma clara e direta pode ajudar os eleitores a entenderem melhor o que o candidato representa. Use o tempo que um “canal de televisão próprio” oferece. Explique, apresente, responda eleitores, mídia convencional e acima de tudo crie novos formatos que falem entre si como shorts, cortes, cards e citações a outros vídeos e canais a seu favor.
03 SAC: Utilize e fomente os comentários nos vídeos postados, colete informações sobre perfil de engajamento, aproveite o espaço de um comentário para enviar links de outras plataformas para manter o usuário/eleitor dentro do seu ecossistema. 

Engajamento: Vídeos são altamente compartilháveis e podem gerar discussões e engajamento em outras redes sociais.

Para maximizar o impacto no YouTube, é essencial:

01 Utilizar Palavras-Chave Relevantes: Inclua palavras-chave relacionadas às questões políticas locais e aos interesses dos eleitores na descrição e nos títulos dos vídeos. Uma rápida pesquisa nas Trends do Google oferece um mundo de possibilidades se tratando de palavras mais buscadas e populares em um dia, período ou contexto.
02 Interação: Responda os comentários e participe das discussões para aumentar o envolvimento. Fomente a criação de chats durante lives.

CAMPANHAS DE SMS

O SMS pode ser uma ferramenta poderosa para campanhas políticas, especialmente quando utilizado para engajar contatos ativos. As mensagens de texto oferecem uma maneira direta e eficaz de se comunicar com os eleitores. Algumas táticas incluem:

Convites para Eventos: Enviar convites para comícios, debates, e outros eventos importantes.
Atualizações e Lembretes: Notificar eleitores sobre datas importantes, como o dia da votação.
Mensagens Personalizadas: Utilizar dados para personalizar mensagens e aumentar a relevância para os destinatários.

Para garantir o sucesso das campanhas de SMS, é crucial obter o consentimento dos destinatários e fornecer conteúdo valioso e pertinente.

GESTÃO DE WHATSAPP E TELEGRAM

Apesar das limitações no que se refere a distribuição em massa e automação, a utilização cuidadosa e planejada do WhatsApp pode proporcionar uma comunicação direta, eficaz e personalizada com os eleitores. E aqui, também podemos usar estratégias ainda pouco abordadas em processos eleitorais, como a criação de comunidades e canais específicos dentro do Whatsapp.

Todos já conhecem e usam amplamente grupos e listas de transmissão, porém gosto de ressaltar o real alcance desses instrumentos oferecidos dentro do Whatsapp, não com o objetivo de incentivar o não uso, porém é importante utilizar cada canal na medida, forma, volume e linguagem diferentes visando o maior engajamento da mensagem. 

E claro, MÉTRICA SEMPRE! Parametrize url’s, use UTM ‘s ou mesmo encurtadores, o importante aqui é não ficar no achismo ou refém de bolhas, TESTE, MEÇA e planeje em cima de dados de engajamento e distribuição. 

Algumas formas de maximizar o uso do Whatsapp na sua campanha:

SAC: Criar uma central de atendimento ao eleitor/usuário, cadastrando automaticamente os engajamentos e estando disponível o maior tempo possível para as interações, ótimo para FAQ, consulta de conteúdos e criação de uma base de apoiadores.
ADS: Gerar banco de conteúdo personalizado para receber campanhas pagas de acordo com o teor de cada peça.
Canais: Gerenciar canais de acordo com conteúdo e nichos. Os canais são uma excelente forma de distribuir conteúdo no whatsapp, peca pela impossibilidade de personalização de mensagem, porém a facilidade na criação de diversos canais ajuda na segmentação de assunto. É importante pedir a verificação do canal junto ao META, para melhorar a credibilidade e confiabilidade.

Três pontos muito importantes para se discutir no quesito Whatsapp e Telegram: 

01 Consentimento: É absolutamente necessário ter o consentimento do usuário para manter o contato aberto. Utilize SEMPRE, sua base pessoal ou de pessoas que clicaram e estão interessadas em consumir seu conteúdo e de a elas a opção de sair de sua base de contatos.
02 Privacidade: Os dados de contato e conteúdo de conversas devem ser absolutamente privados e de comum acordo entre as duas partes.
03 Whatsapp Business: Apesar de não oferecer criptografia de ponta a ponta (o que para mim é um problema rsrs) a versão Business oferece mecanismos para possibilitar múltiplos acessos e respostas personalizadas. 

LANDING PAGES

As landing pages são essenciais nas campanhas eleitorais, servindo como plataformas dedicadas para converter visitantes em apoiadores, doadores ou eleitores informados. Elas se destacam por seu foco em conversão, minimizando distrações e direcionando os visitantes a ações específicas como doações, inscrições para eventos ou recrutamento de voluntários. Além disso, permitem a medição precisa de métricas de desempenho, facilitando a otimização das campanhas através de testes A/B.

Uma landing page eficaz deve ter um design simples e atraente, com uma mensagem clara e uma chamada à ação (CTA) forte. O uso de títulos impactantes, formulários eficientes e provas sociais como depoimentos e conquistas do candidato ajuda a construir credibilidade e confiança. Adotar elementos visuais de alta qualidade e garantir que os formulários sejam fáceis de preencher também são práticas recomendadas para maximizar a taxa de conversão.

Dois fatores de extrema importância na utilização de L.P’s:

01 SEO: A otimização para buscas é o ponto crucial neste momento de restrição de alcance pago e por isso deve ser integrado de forma profissional e cuidadosa, com objetivo de melhorar o posicionamento nos resultados de buscas.
01 METRIFICAÇÃO: É necessário que todo acesso, coleta de dados e compartilhamentos sejam monitorados para criação e direcionamento de conteúdos para internet ou mesmo em canais convencionais.

WIKIPEDIA

A Wikipedia é uma plataforma poderosa que pode ser estrategicamente utilizada em campanhas eleitorais para aumentar a visibilidade e a credibilidade do candidato e a incluo como uma das plataformas mais desprezadas principalmente em períodos eleitorais. O poder do Wikipdia está na INDEXAÇÃO nos mecanismos de busca. 

Cito 03 itens para serem estruturados como base de conteúdo no Wikipedia em período eleitoral:

01 Biografia Detalhada: Crie ou atualize a página do candidato com uma biografia abrangente, destacando a trajetória política, realizações, e experiências relevantes.
02 Fontes Confiáveis: Utilize fontes confiáveis e verificáveis para todas as informações, garantindo que o conteúdo cumpra os critérios de neutralidade e verificabilidade da Wikipedia.
03 Transparência: Inclua detalhes sobre posições políticas, propostas, e projetos importantes que o candidato apoiou, proporcionando uma visão clara e transparente de sua plataforma.

 

Com esta estrutura básica é possível indexar todo conteúdo relevante do candidato na maior enciclopédia da web. Porém, nem tudo são flores, o conteúdo do Wikipedia é livre a aberto, dessa forma, qualquer usuário pode fazer alterações no conteúdo publicado na enciclopédia demandando dessa forma constante monitoramento e atualização.

CONCLUSÃO

A proibição de anúncios políticos em várias plataformas digitais força as campanhas a serem mais inovadoras e focadas em estratégias orgânicas e de comunicação direta. O conteúdo relevante e envolvente, vídeos otimizados no YouTube e campanhas SMS, Whatsapp e Telegram  bem planejadas podem ajudar a preencher o vácuo deixado pelas restrições no tráfego pago. Adaptar-se a essas mudanças não é apenas necessário, mas pode também oferecer uma oportunidade para conectar-se com os eleitores de maneira mais significativa e autêntica.

Leave a Reply

Your email address will not be published.