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Handmade by a human

Há algum tempo converso com um amigo a respeito de uma tendência que deve surgir muito em breve, tendência essa que chamei de “Handmade by a Human”, em tradução livre seria algo como “Feito a mão por um humano” e aqui a ênfase na expressão “a mão”.

Nos últimos dois anos o Chat Gpt e seus pares dominaram todas as pautas do mundo da tecnologia, oferecendo possibilidades ilimitadas ao alcance de um simples prompt, neste caso, produzindo conteúdo, analisando dados, aperfeiçoando ideias e muito MUITO MAIS.

O fato é que essa tendência a qual me refiro vem sendo validada por outra teoria um pouco mais antiga, a da Internet Morta, que na época não tinha tanta força, a ideia aqui era de que a maior parte do conteúdo disponível na rede não fosse criado por pessoas e estaríamos suscetíveis a narrativas criadas por bots. Essa teoria acabou não tomando muito fôlego devido às limitações técnicas da época. 

Bom, o tempo passou e agora com a I.A Generativa essa teoria está a poucos passos de se concretizar e estima-se que até 2026, 90% de todo conteúdo disponível na rede seja sintético, ou seja, criado por uma inteligência artificial. Acredite, muito em breve você estará sendo influenciado por uma máquina.

Com isso tudo em mente fica claro que viveremos uma nova tendência onde conteúdos totalmente escritos ou criados por seres humanos passarão a ser mais valiosos, imagine uma tag identificando “handmade by a human”, teríamos assinaturas como as da Netflix para consumir ideias digamos mais “orgânicas” e com isso dá para imaginar todo um novo mercado surgindo. 

Somos seres sociais e é da nossa natureza procurar identificação, então saber a opinião do outro, compartilhar pensamentos, se agrupar, compartilhar ideias faz parte do que somos. Então saber a ideia do outro a respeito de um filme, música, roteiro de viagem traz consigo uma carga de experiências a respeito do tema que o conteúdo sintético não traz e isso por si só já traz uma relevância maior à informação. 

Acredito que estamos bem próximos de um movimento de gourmetização de conteúdo produzido por pessoas e na minha opinião parte da internet é feita disso, o DNA da rede é esse, dar espaço e oportunidade para todos.

O importante nisso tudo é identificar que existem ciclos bem definidos também no mundo da tecnologia, a I.A não vai acabar com o mercado de trabalho e sim aperfeiçoá-lo até que um novo ciclo se inicie. E assim como na moda,na música e na indústria do cinema, o “Vintage” resgata ideias, produtos e pensamentos que em muitos casos abrem novos mercados.

 

Elson Oliveira
Geek
– Desenvolver Web
– Gestor de Tráfego
– Especialista em Análise de Dados
– Mestrando em Comunicação Digital

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