fbpx

Mais um dia de Governo na Imprensa

Início » Mais um dia de Governo na Imprensa

Por Hugo Augusto Vigolo Basaglia, Membro do Movimento Brasil Livre Mato Grosso.

No inicio desta semana os veículos de comunicação deste país noticiaram que durante passeio do atual Presidente da República pela Via Dutra(RJ), uma mulher teria emitido mensagens de baixo calão para o excelentíssimo. Resultando na detenção da mesma pela Polícia Federal. O ocorrido nos permite a refletir a respeito de uma aberração instalada na instituição que realizou tal ato abusivo e também na índole daqueles que venha a endossar tal atitude.

Pode-se analisar que o gesto populista do Presidente em tumultuar o fluxo da Rodovia para simplesmente acenar para população entrega o medo que sente dos resultados das pesquisas de popularidade. Por isso podemos imaginar sua vontade de fazer sua própria “pesquisa de campo” na Via Dutra que acabou culminando no incidente que denota claro flerte de Jair com autoritarismo. O crime de injuria presente no Código Penal Artigo 140 implica que a denúncia deve ser feita pela vítima, já que somente o ofendido tem condições de dizer se injuria realmente ocorreu ou o afetou para que então possam ser tomadas as medidas legais. Porém a mulher foi presa em flagrante por oficias da polícia federal, sem sequer ter existido tempo para uma denúncia. A mesma instituição que realizou o ato infelizmente vem sendo uma mina de escândalos de interferência pelo atual Presidente, que ocasionou a saída do atual nome da “Terceira-via” Sergio Moro à época ministro da Justiça, por decorrência do afastamento de Hugo de Barros Correia ex-chefe da superintendência do Distrito Federal que comandava o inquérito de Fake News sobre o Jair Renan filho vulgo “04” e ainda outros vários casos semelhantes sempre em favor de Jair Bolsonaro.

A base favorável do atual governo clama defender a “Liberdade de expressão ” mas nesse caso compactua ou ignora, chega a ser cômico realizar uma retrospectiva de casos onde a população usou termos “deselegantes” para seus chefes de Estado. Em 2014 com a presença de Dilma Roussef na Copa do Mundo houve um repercutir no mundo pelos lá presentes na arquibancada gritarem “ei Dillma vai tomar no cú” isso pode ser interpretado como injúria, então pergunto para os que compactuam com atual Governo Federal ,os indivíduos do exemplo deveriam ser presos?. A resposta é “não” sem sombras de dúvidas, jamais deve-se permitir uma atitude esdruxula de um chefe de Estado em querer cercear a voz daqueles que discordam e não compactuam com a gestão e atitudes tomadas por pelo mesmo. Vemos um exemplo da hipocrisia presente no discurso não só da base apoiadora e frenética do Presidente como do próprio que ousa dizer que defender “Liberdade de expressão”.

A necessidade da “terceira-via” na corrida pela presidência é a única alternativa que da os eleitores oportunidade para negar planos autoritários de cunho ideológicos distintos. Seja os de Jair Bolsonoro ou do ex-presidente agora presidenciável Lula que basta um rápido olhar em suas declarações recentes sobre regimes autoritários e medidas para  regular a imprensa. Não podemos ser submetidos a esse tipo de ação independente da ideologia precisamos de um representante melhor.

Leave a Reply

Your email address will not be published.