O pré-candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB/MT), Pedro Paulo Peixoto, e a pré-candidata a vice, Gabriela Novis Neves, participaram nesta quarta-feira (06.10) da reunião Advogadas Por Uma Nova OAB, em Várzea Grande. O objetivo foi ouvir os principais anseios das profissionais e fortalecer o diálogo com as mulheres, que já representam atualmente quase metade da advocacia no país.
O evento contou com a presença de diversas advogadas e advogados do estado, como os ex-candidatos à presidência da Ordem Claudia Aquino, Fábio Capilé e Pio da Silva, lideranças de oposição que confirmaram apoio ao movimento de renovação da OAB/MT. Entre as presentes também estava a advogada Flávia Moretti, atual presidente da OAB 5ª Subseção Várzea Grande. Recentemente, Moretti declarou adesão ao projeto liderado por Pedro Paulo e Gabriela Novis.
“Esta noite é icônica por reunir todas nós aqui em prol de uma nova OAB em Mato Grosso, em prol de uma Caixa de Assistência dos Advogados que realmente possa assisti-los. Estamos vendo nascer uma mudança verdadeira e eu fico muito feliz em fazer parte de tudo isso e em ter todas essas mulheres e homens conosco. Essa noite é motivo de muita alegria e esperança para a advocacia”, declarou.
A advogada e servidora pública, Gisela Simona, também esteve presente no evento e destacou a importância da participação feminina efetiva e independente. “Nós mulheres precisamos estar em todos os lugares, inclusive na OAB. Esse lugar tem que ser ocupado de verdade, não pode ser de forma disfarçada. Precisamos estar engajadas, tomando decisões e não deixando que outros tomem decisões por nós. Para a OAB eu quero uma mulher como Gabriela que tem posição e competência e que ao lado do Pedro Paulo, nem à frente nem atrás, mas, juntos, estarão em prol de todas e todos”, afirmou.
Já a advogada Bárbara Lenza Lana, atuante nas pautas da advocacia para mulheres, direito das famílias, violência doméstica e empoderamento feminino, prestou solidariedade à pré-candidata à vice-presidência, Gabriela Novis, vítima de violência política de gênero na semana passada, após a disseminação de informações falsas que desmereciam sua trajetória na advocacia; sua importante atuação na OAB, e seu relevante trabalho na Procuradoria do Estado, onde atua desde 2002.
“Estar aqui hoje é motivo de muita satisfação para mim. Tomar a decisão de apoiar o Pedro Paulo neste momento de paridade, é sinônimo de coerência para mim que milito pela causa feminina. Nós somos o resultado das pessoas com as quais nós nos alinhamos. Diante de uma situação de violência política como a que a Gabriela sofreu, eu percebi que eu estou no lugar mais do certo, porque faço uso da minha palavra para me vincular a uma liderança que efetivamente me representa. Fico muito feliz em estar ao lado de Pedro Paulo, Gabriela Novis e Flávia Moretti”, declarou.
Gabriela Novis também aproveitou a ocasião para agradecer o crescente apoio que o movimento tem recebido de advogadas e advogados de todo o estado. “O desejo de uma nova OAB em Mato Grosso fica cada vez mais evidente por onde passamos, com todas as colegas e os colegas com quem conversamos. Eu fico muito grata com a presença de todos essa noite e especialmente às mulheres que vieram dialogar conosco hoje. Nos sentimos cada vez mais fortalecidos”, afirmou.
O pré-candidato Pedro Paulo, por sua vez, enfatizou o desejo de que o protagonismo feminino se dê de forma genuinamente efetiva dentro da OAB/MT. “A participação feminina sempre foi uma das tônicas do nosso movimento. E isso acontece porque queremos que todas e todos sintam-se realmente parte das decisões da Ordem. Fico muito feliz em ter tantas profissionais dedicadas e competentes ao nosso lado. Seguimos fortes pela mudança que tanto acreditamos”, concluiu.
Com Assessoria
Leave a Reply