Dois dos principais representantes da direita na capital mato-grossense se uniram e irão disputar, na mesma chapa, as eleições municipais em outubro. O empresário Reginaldo Teixeira, do Novo, anunciou que é pré-candidato à Prefeitura, revelando que terá como vice o ex-deputado estadual Ulysses Moraes (Podemos). O anúncio foi feito no início da noite desta segunda-feira (11).
A coligação formada entre Novo e Podemos impactará diretamente na candidatura do deputado federal Abílio Brunini (PL), já que se trata de uma chapa forte de dois representantes da direita em Mato Grosso. Com isso, apoiadores do bolsonarista temem um ‘racha’ entre os eleitores conservadores, na capital.
Em dezembro de 2023, Ulysses Moraes havia sido oficialmente escolhido pelo Podemos para concorrer à Prefeitura de Cuiabá nas eleições de 2024. Na ocasião, o partido apontava que o ex-deputado estadual era um representante da “ala raiz” da direita, e que ele era uma opção ideal para os eleitores cuiabanos que buscam uma gestão responsável, moral e transparente.
No entanto, a sigla optou por unir forças ao Novo, partido que ganhou notoriedade por defender ideias como a ‘nova política’ e a liberdade econômica. A proximidade entre a direita conservadora e a que defende o livre mercado e o enxugamento do Estado já era sinalizada em âmbito nacional, com a união do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).