fbpx

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), exonerou nesta quarta-feira (23) a secretária municipal de Planejamento, Fabyane Akemi Nagazawa de França. Essa é a décima alteração no secretariado desde o início da atual gestão, em janeiro.

Fabyane não deixou a administração municipal, mas foi realocada para o cargo de subsecretária de Planejamento. Quem assume a pasta de forma interina é Drielli Martinez Ferreira Lima, conforme determina o Ato 446/2025.

Fabyane Akemi, empresária e publicitária, segue na estrutura da Secretaria de Planejamento, agora como subsecretária, conforme o Ato 451/2025. A alta rotatividade nas pastas municipais chama atenção nos primeiros quatro meses da administração.

Desde que assumiu o governo, a prefeita já promoveu trocas em 10 secretarias. A primeira foi a Assistência Social, quando o bispo Gustavo Duarte foi exonerado após ser alvo de uma operação da Polícia Federal por supostas fake news contra o governador Mauro Mendes (UB) ainda em 2022. 

O segundo a sair do staff foi Carlos Alberto de Araújo, marido de Flávia Moretti, da pasta de Assuntos Estratégicos. A saída dele se deu por uma decisão judicial.

A terceira queda ocorreu na secretaria de Desenvolvimento Econômico, na qual Samir Katumata  deixou a pasta para assumir a vaga de vereador, já que Lucas Chapéu do Sol (PL) assumiu o comando de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, no lugar de Gerson Scarton. Maria Rosaine Toledo Rosa, escolhida para ser presidente do Instituto de Seguridade Social dos Servidores Municipais de Várzea Grande (Previvag), também foi trocada.

Em março, a ex-vereadora e servidora de carreira Sumaia Leite de Almeida foi nomeada em seu lugar. Outro a deixar o secretariado de Moretti foi o Padre Edson Sestari, da Educação.

Quem ocupa seu lugar atualmente é Cleiton Marino Santana. Mais recentemente José Francisco Mazzuco Filho saiu do comando da Gestão Fazendária. Em seu lugar assumiu Marcos José da Silva. 

Já na Secretaria de Administração, saiu Nadir Araújo e entrou Antônio Roberto Possas de Carvalho. Além disso, em janeiro, a tenente-coronel da Polícia Militar Emirella Martins deixou a chefia de gabinete da prefeitura.

Leave a Reply

Your email address will not be published.