Com a decisão, Abílio poderá ter sua candidatura para deputado federal confirmada na convenção do Partido Liberal.
Em decisão tomada na quarta-feira (20), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) revogou a decisão que havia validado a cassação – por quebra de decoro – do mandato do ex-vereador de Cuiabá, Abílio Jacques Brunini Moumer (PL). A medida anula a inelegibilidade de oito anos à qual Abílio havia sido condenado após ter seu mandato cassado pela Câmara Municipal em março de 2020.
Abílio utilizou as redes sociais para confirmar sua pré-candidatura à Câmara Federal, pelo partido do presidente Jair Bolsonaro. “Sou pré-candidato a deputado federal. A minha vida na política é cheia de luta, cheia de desafios, nunca foi fácil. Agradeço a Deus e os advogados que conseguiram a decisão e a forma célere que o desembargador analisou o recurso, garantindo que eu possa ter o nome submetido nas convenções”.
O ex-vereador lembrou da dificuldade que enfrentou para filiar-se a um partido, até que conseguiu, com a ajuda do presidente Bolsonaro, registar sua filiação no PL. Segundo Abílio, o presidente pediu para que não deixassem os “bolsonaristas para trás”. Abílio também agradeceu ao senador Wellington Fagundes, presidente do PL em Mato Grosso, com quem teve desentendimentos no passado, mas que o auxiliou na hora que mais precisava, o auxiliando com advogados da equipe jurídica do partido.
“Agradeço ao presidente Bolsonaro por ter resolvido a animosidade que existia entre o senador Wellington e eu. Na ata de filiação partidária – meses atrás – nenhum partido me aceitou, foi por meio do senador Wellington, do presidente nacional do partido e do presidente Bolsonaro, que fui aceito no PL. E foi no momento que eu mais precisava de um socorro – quando tentaram me impedir de ser candidato – o Wellington poderia ter sido vingativo, mas muito pelo contrário, foi um cara que me estendeu a mão na hora que eu mais precisei e deu todo o aparato jurídico que eu necessitava”, explicou Abílio..
Alexandre César Lucas, advogado de Abílio destacou que a decisão impediu que acontecesse ‘uma enorme injustiça’. “O Direito e o Tribunal de Justiça do estado de Mato Grosso preveniram a consumação de uma enorme injustiça. O Abílio merece ser submetido ao crivo das urnas e se a convenção de seu partido o aprovar como candidato a Deputado federal, conforme tudo indica, será o povo, por sua vez, democraticamente, que decidirá o futuro político do Abílio.”
Com a decisão, Abílio Júnior está apto a homologar a candidatura à deputado federal pelo Partido Liberal para disputar as eleições no dia 2 de outubro.
Da redação
Leave a Reply