fbpx

Mato Grosso fica em quinto lugar em índice de liberdade econômica

Início » Mato Grosso fica em quinto lugar em índice de liberdade econômica

A Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo publicou seu último Índice de Liberdade Econômica Estadual nos dias 09 e 10 de novembro, em evento sediado na capital paulista. Este índice é calculado levando-se em conta o cenário de Gasto Público, a Tributação efetivada em cada Estado e a análise de dados referente ao Mercado de Trabalho local. Após juntados a base de dados oficiais, chega-se ao resultado da nota de cada unidade da federação.

Mato Grosso, que no ano de 2021 chegou a figurar entre os Estados com menos liberdade para empreender, apresentou neste ano uma melhora significativa, passando a ocupar o quinto lugar no ranking. O coordenador do Núcleo de Liberdade Econômica Vladimir Maciel, Professor Doutor em Administração Pública e Governo pela FGV, elogiou a mudança significativa protagonizada pelo estado.

“Mato Grosso nos últimos anos conseguiu melhorar em Liberdade Econômica, isso significa que o esforço que foi feito para implantar a Lei de Liberdade Econômica, melhorar o ambiente de negócios se refletiu no índice, então está trilhando no caminho certo. O estado estava em posições mais baixas alguns anos atrás e conseguiu atingir o quinto lugar. A meta agora é melhorar ainda mais para ser o primeiro do Brasil”, afirmou

Único Mato-grossense no evento, o cuiabano Giorgio Aguiar pontuou que os desafios são grandes para quem quer empreender, gerar emprego e renda, mas que há muito trabalha para a melhoria desse cenário e irá continuar trabalhando para a melhoria da Liberdade Econômica no âmbito local.

“Para mim, foi motivo de muita satisfação estar em São Paulo, nesse fórum de liberdade econômica, onde pude estudar e me qualificar, para trazer boas práticas e condutas frente aos desafios que iremos enfrentar nos próximos anos. Um exemplo é a reforma tributária, já que nosso estado terá uma perda significativa de receita. Podemos ter boas práticas não só em Cuiabá, mas também no nosso estado, para que possamos atingir a eficiência máxima e conseguirmos ser o primeiro lugar nesse índice no país. Esse é o nosso desafio e vou trabalhar muito para que isso aconteça”, afirmou Giorgio.

Leave a Reply

Your email address will not be published.